ATIVIDADES DE HISTÓRIA - 20/03/2015 Substituição

9ºs anos:
Nesta aula eles deverão continuar pesquisando sobre seu tema, agora na sala informatizada e montando o roteiro da dramatização. Eles devem levar caderno e material para anotar sobre a pesquisa. A base para a montagem do roteiro (após a pesquisa) são estas três questões:
  1. Entender os motivos de início da revolta:
  2. Selecionar os principais fatos ocorridos durante a revolta:
  3. Descrever o que aconteceu no fim da revolta:


8ºs anos:
Informar que no novo tema (Iluminismo) eles terão que realizar um trabalho de biografia, parecido com o que eles fizeram no ano anterior, de perfil do facebook em cartaz. Eles deverão se organizar em grupos de quatro integrantes, cada grupo pesquisará sobre um dos filósofos iluministas:
Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Jhon Locke, Diderot e Descartes. Se não houver equipe suficiente pra todos os filósofos não tem problema, mas os primeiros são os mais importantes. Se faltar filósofo, fazer equipes de cinco integrantes.
Eles devem pesquisar, colar em uma página de editor de texto e salvar para posterior impressão:
  1.  Biografia – principais dados da vida do filósofo.
  2.  Principais ideias e obras (parte mais importante)
  3. Imagens do filósofo e de sua obra / ideias (cerca de 5 imagens)



7ºs anos:
Solicitar que os estudantes, em duplas, acessem o link:
É uma postagem sobre Idade Média. Eles devem ler a postagem, observar imagens e mapas e responder as questões 1 a 4 no fim da postagem. Eles devem responder às questões em uma página de editor de texto com Nome e série da dupla para imprimir posteriormente.



6ªs anos:
Responder as questões abaixo em dupla. Atenção para as instruções: 
1) preencha nome e série; 
2) Nas questões dissertativas, digite a resposta abaixo da questão; 
3) Nas questões de múltipla escolha grife(negrito) a alternativa que você acredita ser a certa; 
4) Na questão de cálculo dos séculos, digite a resposta em números romanos ao lado de cada letra;
 5) Salve com o nome da dupla na pasta da turma para posterior impressão.
Perguntas
1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
Resposta:

b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
Resposta:

c) Qual a importância do calendário?
Resposta:

d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?
Resposta:

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas? 
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.


4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta: 
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789: 
b)1889: 
c) 4000 a.C.: 
d) 476:
e) 1500:

Nenhum comentário:

Postar um comentário